O Isolamento Acústico é uma das possibilidades oferecidas pela Engenharia Acústica, que tem o objetivo de criar barreiras sonoras entre diferentes ambientes. A ideia é restringir a passagem de som e preservar o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas que estejam próximas às fontes de ruído.
Por exemplo, para isolar o ruído provocado por trânsito, aviões e construções, em geral, são utilizadas paredes, divisórias e janelas que impedem a passagem do som. Nesses casos, o peso utilizado na fabricação desses componentes interfere diretamente no resultado da engenharia acústica. Quanto maior, melhor. Por isso, a lã de vidro é bastante utilizada nas paredes e teto.
Já para isolar os chamados ruídos de impactos, por exemplo, passos no apartamento superior, é necessário contar com um sistema de amortecimento. Mantas de isolamento, pisos flutuantes e aumento da espessura das lajes são os responsáveis por minimizar o impacto sonoro na estrutura principal da construção porque evitam a passagem de som tanto pelo teto, quanto pelas paredes.