Desempenho acústico: qual é a importância?

As medidas descritas acima fazem parte da norma regulamentadora da ABNT sobre desempenho acústico, que está em vigor desde 2013. Também conhecida como NR15575, a norma de Desempenho de Edificações Habitacionais determina parâmetros máximos e mínimos tanto para sistemas acústicos, quanto térmicos.

A função da engenharia acústica é projetar e executar soluções que atendam aos requisitos de desempenho, pensados para diferentes situações. Desde arrastar móveis até os ruídos de fontes externas, as edificações devem contar com uma estrutura que preserve o usuário e aumente seu conforto sonoro.

Os requisitos padronizados pela norma reguladora contemplam três categorias:

  1. Mínimo obrigatório: desempenho mínimo para sistemas de edificação
  2. Indicativos intermediários: utilizados para sistemas com padrão mediano, superior ao mínimo
  3. Superior: desempenho ideal garantido pelo uso de sistemas altamente eficientes

Como mencionamos acima, os ruídos são classificados em duas categorias: ruído de impacto e ruído aéreo. Enquanto o primeiro está relacionado aos ruídos propagados de forma direta, por exemplo, o salto da vizinha, o segundo diz respeito à poluição sonora transmitida pelo ar. Por exemplo: carros na rua, aviões e conversas entre pessoas.

Pensou em soluções acústicas?
RBC é a resposta certa.

30 anos de experiência em projetos acústicos de baixa, média e alta complexidade.

Fale Conosco

Utilizamos seus dados para oferecer uma experiência mais relevante ao analisar e personalizar conteúdos e anúncios em nossa plataforma e em serviços de terceiros. Ao navegar pelo site, você nos autoriza a coletar estes dados e utilizá-los para estes fins. Consulte nossa Política de Privacidade em caso de dúvidas.